sábado, 19 de dezembro de 2015

20 anos sem Tom Jobim (VII)

Ver postagem anterior.


Sem você (1959)

Tom Jobim & Vinicius de Moraes -- Intérprete: Chico Buarque



Sem você
Sem amor
É tudo sofrimento
Pois você
É o amor
Que eu sempre procurei em vão
Você é o que resiste
Ao desespero e à solidão
Nada existe
E o tempo é triste
Sem você
Meu amor, meu amor
Nunca te ausentes de mim
Para que eu viva em paz
Para que eu não sofra mais
Tanta mágoa assim
No mundo
Sem você 



Só em teus braços (1959)

Tom Jobim -- Intérprete: Rosa Passos




Sim, promessas fiz
Fiz projetos pensei tanta coisa
E agora o coração me diz
Que só em teus braços amor eu ia ser feliz

Eu tenho este amor para dar
O que é que eu vou fazer

Eu tentei esquecer
E prometi
Apagar da minha vida este sonho
E vem o coração e diz
Que só em teus braços amor eu ia ser feliz
Que só em teus braços amor eu posso ser feliz


Soneto da Separação (1959)
Tom Jobim & Vinicius de Moraes -- Intérpretes: Mônica Salmaso & Jazz Sinfônica





De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente 


Demais (1959)

Tom Jobim & Aloysio de Oliveira -- Intérprete: João Nogueira


Todos acham que eu falo demais
E que ando bebendo demais
Que essa vida agitada
Não serve pra nada
Andar por aí
Bar em bar, bar em bar

Dizem até que ando rindo demais
E que eu conto anedotas demais
Que não largo o cigarro
E dirijo o meu carro
Correndo, chegando, no mesmo lugar

Ninguém sabe é que isso acontece porque
Vou passar minha vida esquecendo você
E a razão por que vivo esses dias banais
É porque ando triste, ando triste demais

É por isso que eu falo demais
E é por isso que eu bebo demais
E a razão porque vivo essa vida
Agitada demais
É porque meu amor por você é imenso
O meu amor por você é tão grande
É porque meu amor por você é enorme demais


Amor sem adeus (1960)

Tom Jobim & Luiz Bonfá -- Intérprete:  Ithamara Koorax





O dia em que você gostar de mim
Será o meu dia mais feliz
Os teus lábios hão de vir de encontro aos meus
Na manhã desse amor que nasceu

Então deste encontro irá nascer
O amor que eu sempre desejei
Os teus lábios hão de vir de encontro aos meus
Na manhã desse amor sem adeus 

Um comentário:

  1. Maravilhosas páginas musicais. Caro Vinícius!! teve o poder de ter deixados todo brasileiro órfão.

    ResponderExcluir