domingo, 7 de dezembro de 2014

20 anos sem Tom Jobim (I)

Em dezembro de 1994, aos 67 anos, perdíamos Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim -- o nosso Tom Jobim -- de parada cardíaca no Hospital Mount Sinai em Nova Iorque, enquanto se recuperava de um câncer na bexiga. Não dá para descrever a imensidão do talento desse brasileiro que nos orgulha, e que nos dá alento para suportar a enxurrada inesgotável de mediocridades que rastejam e pululam neste Brasil, especialmente na área política.

Nada melhor para nós, e por que não para ele, do que ouví-lo (e/ou seus intérpretes) em suas melodias maravilhosas e ler algumas das letras inesquecíveis de músicas  suas, com e sem parceiros. A genialidade de Tom Jobim dispensa intermediários. Os vídeos são todos do You Tube e as músicas estão em ordem cronológica.

Imagina (música composta por Tom em 1947, na qual Chico Buarque pôs letra anos depois) - Intérpretes: Tom Jobim, Chico Buarque & Paula Morelenbaum


Imagina, imagina 
Hoje à noite a gente se perder 
Imagina, imagina 
Hoje à noite a lua se apagar 
Quem já viu a lua cris 
Quando a lua começou a murchar 
Lua cris 
É preciso gritar e correr, socorrer o luar 
Meu amor 
Abre a porta prá noite passar 
E olha o sol da manhã 
Olha a chuva, olha a chuva 
Olha o sol 
Olha o dia a lançar serpentinas 
Serpentinas pelo céu, sete fitas coloridas 
Sete vias 
Sete vidas, avenidas, prá qualquer lugar 
Imagina, imagina, imagina, imagina 
Sabe que o menino que passar debaixo do arco-íris moça, vira 
A menina que cruzar de volta o arco-íris rapidinho volta a ser rapaz 
A menina que passou no arco 
Era o menino que passou no arco 
E vai virar menina 
Imagina, imagina, imagina, imagina, imagina 
Hoje à noite a gente se perder 
Imagina, imagina 
Hoje à noite, a lua se apagar 

Incerteza (1953)

Tom Jobim & Newton Mendonça -- Intérprete: Fátima Guedes

Na incerteza 
em que eu vivo os meus dias 
ainda espero 
o mais claro amanhã 

Eu vivo uma noite sem lua 
que nunca se acaba 
de tanta tristeza 
que eu levo sozinho 
sem ninguém pra me sorrir 

Ando a procura de alguém 
Sei que eu não vou encontrar 
pois esse alguém já perdi 
sem forças para lutar 


Outra vez (1954)

Tom Jobim -- Intérprete: João Gilberto



Outra vez
Sem você
Outra vez, sem amor
Outra vez
Vou sofrer
Vou chorar
Até você voltar
Outra vez
Vou vagar
Por aí
Pra esquecer
Outra vez
Vou falar
Mal do mundo
Até você voltar

Todo mundo me pergunta
Porque ando triste assim
Ninguém sabe o que é que eu sinto
Com você longe de mim
Vejo o sol quando ele sai
Vejo a chuva quando cai
Tudo agora é só tristeza
Traz saudade de você

Outra vez
Sem você
Outra vez
Sem amor
Outra vez
Vou falar mal do mundo
Até você voltar
Até você voltar


Se é por falta de adeus  (1955)

Tom Jobim & Dolores Duran -- Intérprete: João Gilberto


Se é por falta de adeus
Vá se embora desde já
Se é por falta de adeus
Não precisa mais ficar

Seus olhos vivem dizendo
O que você teima em querer esconder
A tarde parece que chora
Com pena de ver
Este sonho morrer

Não precisa iludir
Nem fingir e nem chorar
Não precisa dizer
O que eu não quero escutar

Deixe meus olhos vazios
Vazios de sonhos
E dos olhos seus
Não é preciso ficar
Nem querer enganar
Só por falta de adeus 


Foi a noite (1956)

Tom Jobim & Newton Mendonça -- Intérprete: Fátima Guedes


Foi a noite, foi o mar eu sei
Foi a lua que me fez pensar
Que você me queria outra vez
E que ainda gostava de mim
Ilusão eu bebi talvez
Foi amor por você bem sei
A saudade aumenta com a distância
E a ilusão é feita de esperança
Foi a noite
Foi o mar eu sei
Foi você 

Orfeu da Conceição - Abertura (1956)

Tom Jobim & Vinicius de Moraes -- Intérpretes: Oboés da Osesp - Orquestra Sinfônica de S. Paulo




Se todos fossem iguais a você (1956)

Tom Jobim & Vinicius de Moraes -- Intérpretes: Tom & Vinicius


Vai tua vida
Teu carinho é de paz e amor
A tua vida
É uma linda canção de amor
Abre teus braços e canta a última esperança
A esperança divina de amar em paz

Se todos fossem iguais a você
Que maravilha viver
Uma canção pelo ar
Uma mulher a cantar
Uma cidade a cantar
A sorrir, a cantar, a pedir
A beleza de amar
Como o sol, como a flor, como a luz
Amar sem mentir, nem sofrer

Existiria a verdade
Verdade que ninguém vê
Se todos fossem no mundo iguais a você
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário