domingo, 17 de janeiro de 2016

O líder do Estado Islâmico avisa Israel: estamos cada dia mais perto

[Traduzo a seguir a reportagem publicada no final de dezembro passado pelo jornal israelense Haaretz. A retórica do líder radical islâmico é a mesma de sempre dessa ala extremista do islamismo.]

Foto tirada de um vídeo mostra o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, dando um sermão em uma mesquita no Iraque em 05/7/2014 - (Foto: AP)

O comandante do Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, divulgou uma mensagem de voz em 26/12/2015 em que ameaça Israel com um ataque por militantes do EI.

"Com a ajuda de Alá, estamos chegando mais perto de vocês a cada dia", disse ele a seus ouvintes israelenses. "Os israelenses nos verão em breve na Palestina. Esta não é mais uma guerra das cruzadas contra nós. Exatamente agora, o mundo inteiro nos combate". 

O líder do EI prosseguiu: "Os israelenses acharam que havíamos nos esquecido da Palestina e que haviam nos desviado dela. Isso não é verdade. Nem por um momento nos esquecemos da Palestina". 

A mensagem, de 20 minutos de duração, foi a primeira de seu gênero feita por Baghdadi em sete meses. Inicialmente não ficou claro quando al-Baghdadi foi gravado, ou porque decidiu se dirigir a Israel especificamente. 

A julgar por seus comentários, entretanto, ele aparentemente gravou a mensagem em algum momento após a Rússia ter começado seus ataques aéreos contra o EI e outros grupos que lutam contra Bashar Assad na Síria.

Os ataques intensificados feitos pelos russos e pela coalizão liderada pelos EUA não lograram enfraquecer seu grupo, segundo Baghdadi. "Confie em que Deus garantirá a vitória para aqueles que o adoram, e ouça as boas notícias de que nosso Estado está se desempenhando bem", disse o líder. "Quanto mais intensa a guerra contra ele, mais puro ele ele se torna e mais resistente e duro ele fica".


2 comentários:

  1. Recebido por email de João Ruy Castro em 17/01/2016:

    Muito bom grande amigo,abraços

    Enviado do meu iPhone

    ResponderExcluir
  2. Recebido por email de Agenor Magalhães em 18/01/2016:

    Vasco,

    Penso que a Al Qaeda não é favorável a esse ataque à Israel. Quanto ao Estado islamico chegar à Palestina, penso que Israel fará da retaliação um verdadeiro m\ssacre.

    Agenor Magalhães

    ResponderExcluir