segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Péssimo início de mandato da ministra Cármen Lúcia na presidência do Supremo


Alguns ministros do Supremo Tribunal Federal têm se caracterizado por atitudes no mínimo bizarras para quem milita na Suprema Corte do país: são falastrões, falam fora dos autos, são desrespeitosos, gostam de aparecer e adoram se sentar sobre processos, retardando absurdamente seu julgamento -- enfim, são péssimos exemplos. Cármen Lúcia era a esperança de dias mais sérios e sóbrios no STF, principalmente depois de seu antecessor Ricardo Lewandowski ter participado do estupro coletivo e público da Constituição Federal quando endossou o fatiamento do impeachment de Dilma Rousseff. 

Mas, eis que a ministra resolveu logo na posse entrar pro bloco dos ministros que consideram o Supremo um mero palco para espetáculos de vale-tudo verbal e jurídico. Cármen Lúcia fez de Lula seu candidato de honra para a cerimônia de sua posse hoje, deixando explicitamente inequívoco que é devedora ao ex-presidente que a nomeou para o Tribunal. 

Por mais mérito que tenha demonstrado em sua trajetória no STF até agora, a ministra deveria estar careca de saber que uma Suprema Corte não é lugar para sentimentalismos baratos, que no fundo mandam uma mensagem de subserviência a um cidadão profundamente enredado no pior escândalo de corrupção já ocorrido neste país. Com seu convite inesperado e irresponsável a Lula, a ministra comete dois sacrilégios éticos: i) convida para sua posse um cidadão que já é réu declarado na corte que ela presidirá, o que a torna suspeita para julgá-lo -- justo ela, que detém o poder do voto de Minerva em casos de empates em votações no plenário; - ii) dá um tapa com luva de arame farpado em um de seus pares, o ministro Teori Zavaski, que acaba de acusar Lula e seu advogado de quererem embaraçar o julgamento do ex-presidente na Justiça e, portanto, no próprio STF que ela presidirá.

Consta que é praxe protocolar convidar ex-presidentes da República para a cerimônia de posse de ministro(a)-presidente do STF, mas pelo que apurei isso não é verdade. A lista de convidados é feita por quem assumirá o cargo. Na cerimônia de hoje Lula, FHC e Sarney já confirmaram presença, não consta o nome de Collor. Como este cidadão é um papagaio de pirata com doutorado, e extremamente vaidoso, duvido muito que ele deixasse de comparecer, se convidado.

Deve soar muito peculiar mundo afora, ajudando a avacalhar ainda mais a imagem do país, que a ministra-presidente da nossa Suprema Corte convide por gratidão seu padrinho de nomeação, que é réu nessa mesmíssima corte e será, portanto, por ela julgado. Além desse absurdo, ela dá uma gigantesca mensagem negativa para a sociedade, que vê na Operação Lava-Jato um sinal fantástico de eliminação da impunidade nos atos de corrupção sistemática no país, doa a quem doer. Além desse duro golpe na Lava-Jato, ela reforça a falsa e fétida imagem de que Lula está acima dos mortais que o rodeiam, a ponto de mesmo estando ele sub judice na casa que defende a Constituição e que ela presidirá por dois anos, Cármen Lúcia o coloca como seu convidado de honra, em uma inexplicável e imperdoável afronta a seus pares e ao país.

33 comentários:

  1. Recebido por email, de Norton:

    Caro Vasco,
    Concordo com você!
    Simplesmente, inaceitável e deplorável a atitude da ministra. Que decepção!
    Deus nos ajude!
    Abraços,
    Norton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARA NÓS MORTAIS, EXISTE AINDA UMA SAÍDA
      A E R O P O R T O D E G U A R U L H O S !!!

      Excluir
    2. Podridão encima de podridão!
      Tudo que acontece sob o comando de quem controla e decide sobre nossas leis,em nosso país, tem em suas mãos a batuta para reger a orquestra de acordo com as conveniências de um grupo de corruptos que ha anos vem tocando a mesma música que agradam somente aos seus ouvidos deturpando todas as partituras e deixando o povo completamente surdo e ludibriado em suas escolhas!
      É sempre uma minoria que com suas sórdidas manobras de cartas marcadas" jogo sujo" ganha o jogo na última cartada! Podridão!

      Excluir
  2. Irresponsável e vergonhoso. A população tem que se manifestar e exigir que a justiça seja feita nesse país.

    ResponderExcluir
  3. Caro Vasco, bem colocado. Eu que a admirava e respeitava agora passo a vê-la como a matriarca da Família ADAMS.

    ResponderExcluir
  4. ministra a senhora foi patética nessa atitude... e os bons brasileiros, trabalhadores , honestos como ficam ...

    ResponderExcluir
  5. ESSA SENHORA, SÓSIA DA MADAME ADAMS, COMPROVA QUE NADA PODEMOS ESPERAR DO NOSSO supremo tribunal federal... UMA VEZ QUE PARA SUA POSSE CONVIDOU A ESCRESCÊNCIA lula da silva! É UM ACINTE A TODOS NÓS, CIDADÃSO DE BEM!!! O "CARA" É UM LADRÃO DE VINHOS...DE VIDAS, E ESPERANÇAS! ANITA DRIEMEIER

    ResponderExcluir
  6. Eu me decepcione com a presença de Lula na cerimônia de posse.mas foi um alívio os discursos de Celso de Melo e Rodrigo Janot, cujas falas serviram direitinho para o ex presidente corrupto. Como bom meliante. Lula fez de conta que não tinha entendido. Enfim, o futuro presidiário está aproveitando o que lhe resta de liberdade.

    ResponderExcluir
  7. Ficou claro que esta senhora, que reverencia o CAPO, é mais um tentáculo cravado numa instância do Poder, pela organização PT, que, também por isso, além de tantas outras coisas, demonstra atuar ao estilo das organizações mafiosas.

    ResponderExcluir
  8. Uma decepção!!!repugnante,patetico...

    ResponderExcluir
  9. Vcs estão sendo injustos com ela. Ela tinha um propósito quando convidou Lula e outros ex presidentes para sua posse. Basta ouvir o discurso de Janot, que defendeu as 10 medidas contra corrupção, Celso Melo que Criticou o que classificou como “delinquência governamental” e ressaltou a importância de “não roubar, não deixar roubar e colocar na cadeia quem rouba”. Mello ainda disse que a corrupção é o “cupim da República”... pois é, a intenção da nova presidente do TSE, era de dizer na cara dos delinquentes, que NÃO vai ter moleza não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe de nada inocente... Afff..

      Excluir
    2. É de fato preocupante, esse convite deixa dúvidas sobre a real intenção, e em se tratando de "Máfia" a verdade não pode ser camuflada...! QUE DEUS NOS AJUDE que estejamos enganados...!

      Excluir
    3. Estou preferindo entender assim também. O convite ao lularápio tira o possível sinal de culpa prévia que poderia ser imputado ao STF. Ele ouviu verdades e vestiu a carapuça. Tenho certeza. Ele é ladrão e safado mas entende direitinho quando se referem a ele.

      Excluir
  10. O que esperar da STF que cada vez mais tira a esperança do povo. E querem que o povo acredite no STF.nao da

    ResponderExcluir
  11. Decepção é a palavra...esperava de uma mineira, mais muito mais, o que esperar de filhote de excremento, que ainda colocou o Toffoli como vice....é o resultado de uma politica do PT em dominar o poder, nossa sorte foi a queda no executivo, ainda temos que tirar o Renan do congresso para EXPURGAR ...TODA ESSA RAÇA...porque no judiciário ainda demora...e muito.
    Serggio Marthinss

    ResponderExcluir
  12. que deus nos ajude. infelizmente estamos escravos de um sistema que fizeram para poucos serem felizes , deus tenha piedade de nos. e o que resta pros 99 por cento dos brasileiros que nao fazem parte do sistema so resta isso deus tenha piedade de nos.

    ResponderExcluir
  13. deus nos ajude. a cupula esta agindo

    ResponderExcluir
  14. QUANDO ELA CONVIDOU ESTA QUADRILHA PARA SUA POSSE ACREDITEI QUE IRIA REUNI LOS PARA PRENDE LOS MAIS FACILMENTE. MAS INFELIZMENTE NÃO FOI O QUE ACONTECEU. O QUE É UMA PENA

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo texto, meu amigo Vasco Eduardo Cunha é, e continuará sempre, sendo o meu "gangster predileto". Sem ele, JAMAIS teríamos o impeachment da Anta, e a grande possibilidade de derrubarmos e varrermos "dilma" vez estes esquerdopatas do poder .... A lista é grande, mas tenho fé e esperança que elles serão derrubados um a um !!!!

    ResponderExcluir
  16. NOM (Nova Ordem Mundial), falou tudo, poucos compreenderão esta afirmativa, muito sério e significativo, se informem para não ficarem esperando o que não existe, patriotismo, lealdade ao País ( a terra que nos viu nascer e viver), não mentir e muito mais , não enganarem, afinal não foram vocês que fizeram este gigante, são apropriadores da coisa feita e entreguistas por migalhas, digo resumidamente::: Membros de uma gigantesca quadrilha de políticos, juízes, funcionários de carreira, militares, ou seja associados nacionais + globais banqueiros, industriais, investidores que nos dominam em uma pseuda normalidade democrática, agenda de mafiosos que se locupletam a nível mundial, incluso dentro dos organismos mundiais, grande aranha que atua em nome da liberdade e da democracia. Olho vivo por que cavalo não desce escada, infelizmente é a esta conclusão que chego, creio que tardiamente. Somos enganados em nível planetário, se assim vermos sobre a ótica do globalismo. POR ESSA E OUTRAS ADVOGO O RETORNO DO IMPERADOR, ¨¨¨DEFENSOR PERPÉTUO DO BRASIL¨¨, FRASE FORTE E PATRIOTA DE QUEM ENTENDE O CENÁRIO DA GLOBALIZAÇÃO!!!!

    ResponderExcluir
  17. Pelo que eu sei : O ex presidente Lula , Não é culpado de nada.

    ResponderExcluir
  18. Recebido por email de Tito Livio Barbosa:

    Caro Vasco: texto irrepreensível. Quando começamos a pensar que vai surgir uma luz no final do túnel medonho em que foi metido o nosso BRASIL, deparamo-nos com uma aberração dessas.
    É mesmo muito lamentável; se é praxe convidar ex-presidentes, cadê o Collor???????????
    Grande abraço,

    Tito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A presença de Lula deslumbrou o que, sem isso, teria sido uma bela cerimônia de posse, sobretudo pelo excelente discurso do valoroso e digno ministro decano do STF, Celso de Mello. É certo e até compreensível que, por gratidão a Lula, que foi quem a nomeou, ela o tenha convidado para a cerimônia. Mas, quem indicou Cármen Silvia a Lula foi o ex-ministro Sepulveda Pertence. E mais: sem essa indicação, Lula jamais a teria convidado e nomeado. Quer dizer: ela, realmente, não precisava ter convidado o bandido-mor e virtual futuro novo presidente a partir de janeiro de 2019. (Não duvidem disso; o voto é obrigatório, e o povão é estúpido o suficiente para tal burrice suprema). Bastava que tivesse convidado o ex-Ministro Sepulveda. Mas.... . Então, realmente, foi uma lástima que o tenha feito, pois Lula é o caos e o fim do Brasil.

      Excluir
  19. Atitude equivocada, mas pensada, balão de ensaio maquinado por assessores para avaliar as reações da sociedade.Entra inexoravelmente pelas portas dos fundos no cargo e ganha espaços na fila dos togados candidatos a possíveis impedimentos como dois de seus pares sobejamente conhecidos.

    ResponderExcluir
  20. Recebido por email de Raimundo Pinheiro em 13/9/2016::

    Para quem ainda não leu, artigo imperdível, embora deprimente.


    ResponderExcluir
  21. Recebido por emailde Raimundo Pinheiro em 14/9/2016:

    Vasco. Estou apenas encaminhando uma outra opinião sobre o assunto.


    Para quem criticou o convite feito ao alarife Lula para participar da posse da ministra Cármen Lúcia na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde de segunda-feira (12), a presença do petista no evento foi uma especial oportunidade para a Corte mandar um duro recado aos corruptos. Isso porque a cerimônia foi marcada por pelo menos dois duros discursos contra a corrupção: o do decano do STF, ministro Celso de Mello, e o do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
    Escolhido para fazer o discurso de apresentação da nova presidente do Supremo, Celso de Mello, na esteira de duro e longo pronunciamento, disse que fatos recentes mostram como se formou “no âmago do aparelho estatal e nas diversas esferas governamentais da Federação uma estranha e perigosa aliança entre determinados setores do Poder Público, de um lado, e agentes empresariais, de outro, reunidos em imoral sodalício com o objetivo ousado, perverso e ilícito de cometer uma pluralidade de delitos profundamente vulneradores do ordenamento jurídico instituído pelo Estado brasileiro”. O decano foi além e falou em “delinquência governamental”.

    Fazendo menção a Ulysses Guimarães, Celso de Mello afirmou que a corrupção é “o cupim da República” e que “não roubar, não deixar roubar, pôr na cadeia quem roube” é o primeiro mandamento moral. Celso de Mello foi efusivamente aplaudido pelas autoridades que participaram do evento.

    Entre os participantes da cerimônia estavam vários políticos envolvidos em corrupção e investigados pelas autoridades, porém os mais incomodados com as duras palavras do decano eram o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Edison Lobão (PMDB-MA), o ex-presidente Lula e o governador Fernando Pimentel (PT), de Minas Gerais.

    Além disso, a presença de Lula no evento foi importante, ao contrário do que afirmou nos últimos dias a opinião pública, pois deixou claro que o petista nem de longe é perseguido pelo Judiciário brasileiro, o que compromete sua oportunista e desesperada tentativa de recorrer ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, em Genebra.

    No contraponto da intempestiva e desnecessária indignação que surgiu no vácuo do convite feito a Lula, ter parcimônia diante dos fatos é essencial para que o Brasil livre-se da crise múltipla e consiga com celeridade virar uma das mais negras páginas de sua história.

    Se houve na cerimônia de posse uma decisão acertada por parte da nova presidente do STF, essa foi o convite feito a Lula, que a essa altura está muito mais preocupado do que antes. Até porque, se continuar recorrendo à Corte, como vem fazendo nos últimos tempos, o início do seu calvário será antecipado.

    http://ucho.info/presenca-de-lula-na-posse-da-nova-presidente-do-stf-foi-sob-medida-para-o-firme-discurso-anticorrupcao

    ResponderExcluir
  22. ACHEI ÓTIMO; CHAMOU TODO MUNDO E DISSE O QUE TINHA QUE SER DITO.

    ResponderExcluir